RIBEIRÃO DO PINHAL: HERMAS BRANDÃO JUNIOR GARANTE RAIO-X PARA HOSPITAL

01/05/2011 22:55

 Em visita a Ribeirão do Pinhal esta semana, o deputado estadual Hermas Brandão Júnior (PSB) anunciou que o Hospital e Maternidade do município vai ganhar um aparelho de raio-x, que será repassado pelo parlamentar em sistema de comodato. A compra de um aparelho era uma necessidade antiga da casa de saúde.

Depois do anúncio fica a expectativa por parte do hospital, que aguarda a chegada do aparelho. “A informação que nos foi passada é que o aparelho deve ser entregue dentro de 30 dias”, disse o diretor executivo do hospital, Onivaldo Aparecido Zanutto.

A notícia foi muito comemorada pelo diretor executivo. Segundo Zanutto, o hospital não teria condições de adquirir o equipamento, devido seu alto valor de mercado. “Um aparelho de raio-x custa hoje em média R$ 70 mil. Esse valor é muito alto para o rendimento do hospital”, explicou.

O hospital estava sem um aparelho há muitos anos e os pacientes que necessitavam de uma radiografia tinham que ser encaminhados para Santo Antônio da Platina ou até Cornélio Procópio. “O município estava gastando muito com essas viagens, estava oneroso demais. Além do problema financeiro, a logística do funcionamento do hospital também estava comprometida. Chegou um ponto que não dava mais”, admite.

Hoje, a casa de saúde realiza uma média de 1,2 mil internações por ano e cerca de 8 mil atendimentos ambulatoriais. “Com a chegada do raio-x os médicos terão mais agilidade e precisão na hora de dar um diagnóstico, de tomar alguma decisão”, finaliza. 

Fonte: Tanosite