LONDRINA: ESCOLA SUSPENDE AULAS APÓS SURTO DE MENINGITE

05/05/2011 00:19

A Escola Municipal Luiz Marques Castelo, localizada no Distrito Espírito Santo, zona sul de Londrina, está com as aulas suspensas. O motivo é um surto de meningite. Cinco estudantes tiveram a doença nos últimos dias.

Ao todo, 190 crianças estão matriculadas na escola - a maioria mora na zona rural. Os casos começaram depois do dia 14 de abril. Três crianças da Educação Infantil 6, entre cinco e seis anos, contraíram a doença. Os outros casos foram de alunos das 1ª e 2ª séries, respectivamente, sete e oito anos. "Três crianças já voltaram as aulas e as outras estão em repouso. As aulas foram suspensas até segunda-feira (9). Os pais estão preocupados. Nós estamos fazendo o possível aqui na escola, mas é difícil. Tem alunos que já tiveram meningite e os pais estão preocupados com a situação", explicou a auxiliar de supervisão, Leoni Aparecida Fonseca.

Os casos foram passados à Diretoria de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, e para a Vigilância Sanitária. "A orientação já foi feita. A vigilancia sanitária irá fazer vistoria e fazer uma análise", disse a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira.

A meningite viral (ou bacteriana) é a mais branda de todas. Os sintomas de assemelham aos de um resfriado. A doença acomete, principalmente, as crianças. A característica é a moleza, febre e dores de cabeça na região da nuca. "A meningite viral é propria da pessoa, é uma resposta da enterovirose. É uma infecção", concluiu.

 

Fonte: Bonde