DONOS DE POSTOS DIZEM QUE NÃO HÁ DATA PARA PREÇO DO ETANOL CAIR

10/05/2011 02:20

A entidade que reúne os postos de gasolina do Estado de São Paulo discorda da avaliação de que os preços dos combustíveis iriam cair a partir desta segunda-feira. Quem fez a previsão da queda foi o ministro de Minas e Enegia, Edison Lobão.

"A partir de hoje [segunda], poderemos perceber nitidamente a redução do preço do etanol na bomba", disse Lobão ao participar de uma sessão solene no plenário da Câmara.
O presidente do Sincopetro (sindicato do comércio de derivados de petróleo em SP), José Alberto Gouveia, disse que não é possível estabelecer uma data para essa redução.

"Que os preços vão cair, nós não temos nenhuma dúvida disso, porque na base [usinas e refinarias] está caindo. Agora, o tempo disso só o mercado é que pode dizer. Não é assim tão simples. Que vai cair, vai, mas não se sabe a partir de qual dia", afirma Gouveia.
Segundo ele, a partir da segunda quinzena deste mês, pode haver uma melhora para o consumidor, "mas não dá para definir uma data".

O presidente do Sincopetro disse que já estão sendo registradas pequenas reduções de preço desde a semana passada, mas são de pequeno valor e esparsas. "Existe a queda hoje, mas é pequena. Não é a queda do repasse que nós estamos aguardando para o público, uma situação em que o etanol valha a pena. Isso ainda não está no mercado."

Em postos visitados pela reportagem do UOL na zona oeste de São Paulo, os frentistas disseram que houve queda de até R$ 0,10 o litro e no etanol até R$ 0,20.

 

ANP ainda não tem balanço dos preços nesta semana


A ANP faz um levantamento semanal dos preços de combustíveis em mais de 500 locais pelo país, mas informou que não tem os dados desta segunda-feira ainda, para verificar se houve alguma redução de valores.

Os dados desta segunda só serão compilados na pesquisa que sai na próxima segunda-feira. Os preços são atualizados semanalmente numa área do site da ANP. A previsão da agência era de que os valores relativos à semana passada fossem liberados ainda na noite desta segunda, mas o site estava fora do ar por volta das 18h40.

 

Fonte: UOL