DINHEIRO DE MERENDA ESCOLAR ERA USADO PARA COMPRA DE UÍSQUE EM ALAGOAS

31/03/2011 00:16

Uma operação realizada, nesta quarta-feira (30), pela Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) pretende desarticular um esquema de desvio de verbas de merendas escolares em Alagoas.

A Operação Mascotch, como é chamada, deve cumprir 16 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão. A ação ocorre nos municípios alagoanos de Maceió, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Quebrangulo, Feira Grande e Traipu.

Dentre os mandados, de acordo com a CGU, há buscas sendo realizadas nas sedes das prefeituras de Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte e Estrela de Alagoas.

Os recursos desviados, ainda segundo a Controladoria, eram utilizados no pagamento de compras pessoais, inclusive na aquisição de uísque, caixas de vinho e ração para cachorro. Participam desta operação 120 policiais e 10 servidores da CGU.

Operação Caetés
A operação desta quarta é um desdobramento da Operação Caetés, executada em outubro 2010 e que também investigou um esquema de desvio de recursos da alimentação escolar. Na ocasião, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão.

A investigação teve início após uma suspeita, levantada em fiscalizações da CGU, de que algumas empresas se alternavam frequentemente como vitoriosas em licitações nos municípios em que ocorre a operação. Entre 2007 e 2009, 13 licitações renderam ao grupo empresarial investigado contratos no valor aproximado de R$ 8 milhões, segundo a Controladoria.

Fonte: G1.com