COMBATE A DENGUE É FEITO ATÉ MESMO DURANTE A MADRUGADA EM CARLÓPOLIS

10/05/2011 05:24

O número de mortos em decorrência de complicações por dengue tem aumentado no Paraná. Cinco das mortes ocorreram por dengue com complicação e as outras quatro por febre hemorrágica de dengue. Em uma semana, foram confirmados 1,2 mil novos casos da doença, elevando o total para 4.532 em todo o Estado.

O combate a doença é feito em todo o Brasil através de orientações e medidas que a população segue para que esses números alarmantes possam ser reduzidos num curto espaço de tempo.

Em Carlópolis, até mesmo na madrugada, um veículo da Secretaria de Estado da Saúde promove a pulverização de agentes químicos através da UBV, conhecida popularmente como fumacê, que é um equipamento que fica na parte traseira de uma caminhonete e emite partículas mínimas de veneno, que não prejudicam a saúde da população. Em média, são realizadas oito aplicações, com intervalos que variam de três a cinco dias.

“Esta unidade faz um trabalho primoroso de gestão destes equipamentos, bem como a sua manutenção, que permite ao Estado uma economia de milhares de reais. Os municípios solicitam os equipamentos e, após uma análise técnica, são liberados. Mas a melhor forma de combate à doença é dar fim aos criadouros do mosquito, sem dúvida”, afirmou o secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin.

“O alcance do veneno é apenas para os mosquitos que estão voando e não se encontram, coincidentemente, embaixo de alguma proteção involuntária. A aplicação também não mata os ovos do mosquito que podem eclodir após um período maior que um ano”, explicou.

De acordo com a coordenação estadual do programa de controle da dengue as janelas das residências deverão permanecer abertas enquanto o fumacê passa.

Portanto, o trabalho de erradicação do Aedes Aegypt deve ser feito em sua maior parte pela população, seguindo as orientações de não deixar água parada e fazendo a limpeza dos quintais, não permitindo que o acúmulo de lixo e entulho se transforme em criadouros do mosquito.

 

* - Foto: Prefeitura Municipal de Jacarezinho