CARLÓPOLIS NÃO ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS COM RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

28/03/2011 23:26

Dezesseis cidades paranaenses, concentradas nas regiões Norte e Oeste, têm alto risco de desenvolver uma epidemia de dengue, de acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os municípios com alto risco são Leópolis, São Miguel do Iguaçu, Florestópolis, Astorga, Cambé, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Medianeira, Maripá, Santa Fé, Marialva, Matelândia, Sarandi, Goioerê, Paiçandu e Cascavel. Eles possuem índice de infestação predial superior a 4% e ocorrência de casos autóctones (contraídos na própria região). Além disso, outras 37 cidades são classificadas com médio risco de ocorrência epidêmica. Os municípios têm índice de infestação predial entre 1% e 3,9% e ocorrência de casos autóctones. Os municípios são Ibiporã, Uraí, Sertaneja, Cambará, Ribeirão do Pinhal, São Sebastião da Amoreira, Quarto Centenário, Santo Antônio da Platina, Nova Santa Bárbara, Santa Isabel do Ivaí, Rolândia, Bandeirantes, Guaporema, Lupionópolis, Guaíra, Cafeara, Prado Ferreira, Alvorada do Sul, Setanópolis. Guaraci, Amporã, Realeza, São Carlos do Ivaí, Nova Santa Rosa, Maringá, Vera Cruz do Oeste, Arapongas, Paranacity, Missal, Cafelândia, Toledo, Ubiratã, Colorado, Nova Esperança, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon e Cianorte. De acordo com a Sesa, essas cidades devem orientar a população quanto à adoção de medidas de controle, para prevenir e minimizar o impacto da doença na região. 

Outras sete cidades, onde o nível de infestação é muito elevado, já são consideradas como zonas epidêmicas. As cidades são Jacarezinho, Cornélio Procópio, Jataizinho, Porecatu, Santa Terezinha do Itaipu, Capitão Leônidas Marques e Londrina.

 Apesar de apresentar casos de contaminação e 1 morte pela doença,  Carlópolis não se encontra em risco epidêmico.


Mortes

Neste boletim foi confirmado o décimo caso de morte provocada por dengue neste ano. O caso foi registrado em Cornélio Procópio. Outros óbitos foram registrados em Jacarezinho (5), Londrina(2), Cornélio Procópio (1), Carlópolis (1) e Cambará (1).

Em todo o estado, foram notificados 27.918 casos de suspeita de dengue, sendo que 5.684 foram confirmados. Destes, apenas 176 foram importados. Ou seja, 5.508 casos confirmados são de pessoas que se contaminaram nas próprias cidades. Os municípios de Londrina, Foz do Iguaçu (626), Cornélio Procópio (622) e Jacarezinho (577) concentram 76,7% dos 5.684 do Paraná.


Caso suspeito

Foz do Iguaçu
, no Oeste do Paraná, registrou 
uma morte com suspeita de se tratar de um caso de dengue hemorrágica. Um jovem, de 17 anos, morreu no domingo (27), por volta das 5h30, no Hospital Municipal, e apresentou sintomas da doença. Apenas a análise dos exames que serão feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), em Curitiba, poderá confirmar ou não se a causa da morte foi a dengue do tipo hemorrágica. Os resultados do exame devem ficar prontos em uma semana.

Fonte: Gazeta do Povo