A ORIGEM DO DIA DAS MÃES

06/05/2011 22:52

Origem do Dia das Mães
As mais antigas celebrações do Dia das Mães remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.
Em Roma, as festas comemorativas do Dia das Mães eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa, trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.
No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar à casa e passar esse dia com a sua mãe.
À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
No Brasil a introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.
A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em cinco de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.
Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barro.
A palavra mãe é muito ampla, é o sentido da própria existência, que gera uma vida, que adota, cria, e cuida de uma criança, às vezes gerada por outrem.
E pensando no que poderia escrever nesse dia, pensei em todas as mães carlopolenses, digo pensar, pois muitas já se foram, restando a saudade, a falta que nos faz, e o vazio que ficou em nossos corações. Pensei nas mães que além de educarem os seus, educam os filhos nossos, as professoras, queridas Helenas, Lauras, Lenitas e Ercilias, as mães nossas de cada dia.
Falo das mães que trouxeram filhos, através das suas mãos abençoadas como parteiras e médicas, D. Salvira, Drª Jusselem, Drª Ana. Das mães curandeiras que através das suas crenças, ajudavam com suas rezas e poções, D. Mariinha, (sogra do Sr. Joaquim do Carmo) amenizar um pouco as dores dos filhos alheios.
Das mães que nos ensinaram a rezar, D. Joana Capote, D. Laura Bezerra, da minha tia Ritinha, mulher sábia e generosa, enfim, de todas as mães queridas de Carlópolis.
Da saudade que ficou, a vontade de abraçar e dar um beijo em sua face, através dessa homenagem, beijo-lhe hoje e sempre, minha mãe ZULMIRA.


FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MÃES DE CARLÓPOLIS