POLICIAIS MILITARES DO 2º BPM PRENDEM EM FLAGRANTE AUTOR DE HOMICÍDIO EM JACAREZINHO

31/03/2011 01:00

 Por volta das 07h40min do dia 17/02/2011, a equipe de Rádio Patrulha se deslocou até a Rua Regente Feijó, cruzamento com a São João, Vila Alves, onde segundo o solicitante estava havia um casal brigando.
Imediatamente os Policiais Militares foram para o local e quando se preparavam para adentrar à residência se de pararam com o autor do crime: Silas Rosa dos Santos, 51 anos, o qual abriu a porta e afirmou aos policiais que havia matado a sua companheira dentro da casa, recebendo então voz de prisão. Enquanto uma equipe abordava o criminoso, a outra entrou na casa e constatou o fato: Rosimeire Lima dos Santos, 28 anos, amásia de Silas, estava caída no chão da sala, com várias perfurações de faca – 01 no pescoço e pelo menos 04 na lateral esquerda do tórax - já sem vida. A arma do crime, uma faca de cozinha, também foi apreendida. Segundo testemunhas, a filha do casal, uma menina de 05 anos, estava na casa na hora da briga e saiu correndo para pedir ajuda aos vizinhos.
Este ó terceiro homicídio cometido por Silas: em outubro de 2000, assassinou seu próprio filho quando este entrou na frente da mãe (companheira de Silas antes da Rosimeire) para defendê-la de um golpe de canivete desferido por Silas, sendo neste crime condenado a 16 anos e um mês de reclusão, regime fechado, sendo esta pena convertida em medida de segurança, pelo prazo de mínimo de 03 anos, em face a sua inimputabilidade, neste caso insanidade mental, todavia ficou internado por pouco tempo em relação à pena inicial.
Em outubro de 2008, em Jacarezinho, tirou a vida do Policial Militar do 2º Batalhão, Soldado César quando este atendia uma ocorrência na qual Silas, armado com uma espingarda, tentava impedir que Rosimeire tirasse seus pertences da casa onde moravam (Rosimeire tinha um mandando judicial para tal fim). Silas atirou contra o Soldado César que foi a óbito minutos após dar entrada ao pronto socorro. Além destes crimes, Silas possui vários registros de do crime de ameaça e violência doméstica contra Rosimeire.
O Comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Aírton Sergio Diniz, acompanhou o atendimento da ocorrência e comentou: “Estamos todos consternados com mais este bárbaro assassinato. O autor do crime, Silas Rosa dos Santos, tem uma extensa ficha criminal, totalizando três homicídios: foi condenado pela morte do filho; foi preso em flagrante por assassinar nosso companheiro de trabalho, Soldado César; depois disto foi preso e encaminhado por diversas vezes à Delegacia local por ameaçar e agredir a Rosimeire e, por mecanismos da lei, Silas estava solto e assim cometeu hoje mais este horrível crime. Nossos Policiais trabalharam rapidamente efetuando sua prisão em flagrante encaminhando-o para Delegacia de Polícia. A indignação dos moradores vizinhos era tão grande, em virtude de todos terem conhecimento dos crimes e constantes agressões de Silas, que no momento da prisão, populares ameaçaram dizendo querer “fazer justiça com as próprias mãos”. Todavia nossos Policiais Militares de pronto tomaram as medidas e providências necessárias o encaminhando rapidamente até a Delegacia de Polícia. O clamor público é que ele, desta vez, efetivamente seja punido na forma da lei”.

1º Tenente Garcia – oficial P5
Sd. Sauerzapf – auxilar P5