EXUMAÇÃO DO CORPO DE TIM MAIA É AUTORIZADA

28/03/2011 06:35

Dois anos após entrar com pedido de reconhecimento de paternidade, Rafaela Soares Campos, que diz ser filha de Tim Maia, conseguiu na Justiça uma determinação para que o corpo do cantor fosse exumado para realização do teste de DNA. O processo corre em segredo de Justiça.

“Tim Maia para mim é tudo. Para mim ele é meu pai. Não tem cantor, é isso, para mim ele é meu pai, Sebastião Rodrigues Maia. Mas infelizmente eu não pude ter a convivência com ele”, disse Rafaela.

Treze anos após a sua morte, Tim Maia é protagonista de uma briga judicial. O cantor deixou um filho legítimo e outro adotivo.

Aos 31 anos, Rafaela Soares Campos promove rodas de samba no subúrbio do Rio de Janeiro e quer comprovar que é filha do cantor. Ela disse que chegou até a procurar a mãe de Tim.

Tudo bem. Aí eu parti para fazer em cima dos restos mortais, porque eu ia ficar procurando até quando? Quem? Eu vou bater de porta em porta ‘Você pode?’. Não”, completou.

Rafaela explicou que a mãe dela trabalhou na produção dos shows do cantor durante sete anos. E que quando nasceu, em 1979, Tim foi procurado. Com a autorização da Justiça, o material genético do artista poderá confirmar ou não se ele é o pai de Rafaela.

Família diz que irmãos ofereceriam material


A família de Tim Maia e seus advogados foram procurados, mas não quiseram falar. O Fantástico chegou a marcar uma entrevista com Léo Maia, filho adotivo do cantor, mas ele desmarcou na sexta-feira (25) à noite.

A família alegou que os irmãos de Tim Maia poderiam fornecer o material para o exame da DNA e recorreram contra a exumação. O jornalista e produtor musical Nelson Motta, amigo do cantor e autor de uma biografia de Tim, estranhou a história de Rafaela.

Não precisa exumar o Tim Maia para isso"
Nelson Motta
jornalista

“Eu duvido que se ele tivesse uma filha, alguém teria falado nisso, ou ele teria falado. O Tim falava tudo. Ele confessava as coisas mais íntimas dele. Ele não ia falar ‘Nelson Motta, eu tenho minha filha aqui’”, brincou Nelson Motta.

Mas, falando sério, ele diz que não concorda com a exumação.

“Para efeito do DNA, o Tim Maia tem vários irmãos vivos. Tem o Carmelo que é um filho reconhecido oficialmente. Eu acho que isso é mais do que suficiente para estabelecer uma eventual paternidade do Tim. Não precisa exumar o Tim Maia para isso”, afirmou o jornalista.

Mas o desembargador Guaraci Viana, relator do processo, considerou que essa forma indireta de obter o DNA não seria a mais adequada e autorizou a exumação: “A forma mais segura seria fazer de forma direta, porque a indireta talvez não tivesse o material suficiente para se ter uma certeza muito próxima da probabilidade de 99% que o DNA pode alcançar”, afirmou.

Ícone da MPB
O carioca Tim Maia foi o pioneiro do soul na música brasileira. Com sua voz rouca e carregada, se tornou um dos maiores ícones da MPB. Obeso e com problemas relacionados ao uso de drogas, que o acompanhou por toda a sua carreira, morreu aos 56 anos, em 1998.

Não é fácil fazer uma avaliação precisa da herança de Tim Maia. O que ele deixou, rende à família pelo menos R$ 200 mil por mês. Agora, cabe a Justiça marcar a data da exumação do corpo para botar um ponto final em mais essa polêmica envolvendo um dos artistas mais controversos da música brasileira.

A sua obra está sendo regravada por uma série de novos talentos. E um disco inédito dá novo combustível para o “rei do soul brasileiro”.

 

Fonte: www.globo.com